terça-feira, 2 de abril de 2013

Os segredos que nos revelam


Todos têm um segredo.
O problema é que, ao tentarmos esconder um fato, tornamo-nos escravos dele.
O filme Revelações (2003) trata disso. Com excelentes atores como Anthony Hopkins, Nicole Kidman, Gary Sinise e Ed Harris, conta sobre um professor universitário (Hopkins) acusado de racismo por usar uma palavra ambígua em sala de aula. Inconformado com a acusação, ele pede demissão.
A trama toda gira em torno dessa demissão, do envolvimento amoroso que acontece um tempo depois entre a personagem de Hopkins e uma faxineira da universidade (N. Kidman), um escritor que decide escrever a história desse professor (Sinese) e o ex-marido da faxineira (Harris).
Por trás dessa trama há, evidentemente, os segredos que as personagens escondem.
Que todos temos nossos segredos não há dúvidas.
A dúvida é se, ao tentarmos dividir o peso de um segredo com alguém, podemos ser um pouco mais livres.
Muitos acham que sim.
Há um site chamado "Postsecret" que publica segredos julgados inconfessáveis por aqueles que os enviam.
O primeiro segredo postado foi "Eu sou um homem negro e só gosto de mulheres brancas".
Depois, coisas como "Eu tenho inveja da minha filha", "Eu odeio o meu trabalho", "As pessoas acham que eu parei de mentir, mas só aprendi a mentir melhor" ou "Só me tornei enfermeira para furtar narcóticos" foram postadas pelo site, o qual faz um enorme sucesso.
Talvez, revelar um segredo possa mesmo deixar aquele que o revela mais leve. Mas, receber um segredo pode ser um fardo para o qual, muitas vezes, quem o recebe não está preparado.
Quando a personagem de Hopkins revela seu segredo à personagem de Nicole Kidman, esta lhe diz "E por que você me escolheu para saber disso?". 
Não há uma resposta para essa questão. 
E eu penso justamente que seja por esse motivo que o site Postsecret faz tanto sucesso: não existe um destinatário certo para o seu segredo. Você apenas o lança na rede na tentativa de se livrar um pouco dele e, quem sabe, ao diluí-lo na imensidão de outros tantos segredos lançados, possa ser menos escravo de sua própria história...
......................


Nenhum comentário:

Postar um comentário